Aliança Empresarial - Logo Colorido Escrito Branco

Hub Aliança, a casa da inovação do norte gaúcho, inaugura em dezembro em Passo Fundo

11 de dezembro de 2023
Idealizado pelo Instituto Aliança empresarial, empreendimento passa a operar no prédio de um antigo moinho, que após restauração, passa a simbolizar uma nova página na história da região.
Foto: Divulgação / Way Comunicação 360º
Foto: Divulgação / Way Comunicação 360º

Um moinho de ideias que fomenta a colaboração entre pessoas, conecta e gera inovação por meio dos negócios em todo o norte do Rio Grande do Sul. É com este propósito que o Hub Aliança, do Instituto Aliança Empresarial, chega para impulsionar o crescimento econômico, tecnológico e social da região. O espaço, batizado como a “casa da inovação do norte gaúcho”, é um ambiente fértil para a conexão de empresas líderes em seus segmentos e que atuarão de forma conjunta, por meio da criatividade e do empreendedorismo, para transformar conhecimento em negócios. 

Com um investimento de quase R$ 10 milhões em uma área de 1.800 metros quadrados, o local será inaugurado em 12 de dezembro, em Passo Fundo, no norte gaúcho. Localizado na região central da cidade, próximo ao Parque da Gare, a estrutura revitalizada de um antigo moinho contempla quatro pavimentos com salas coworking, de reuniões, auditório para até 100 pessoas, lounge, cafeteria, área com internet, estacionamento privativo e segurança monitorada. 

O Hub surge de um investimento liderado pelo grupo Siloinvest, que conta com o aporte de nove empresas investidoras do empreendimento: Atitus Educação, Coprel, Cotrijal, ECB Group, Farmácias São João, JL Participações, JR Comércio de Cimento, Metasa e Una Construtora. Programas de inovação, aceleração de startups, colaboração entre startups e grandes empresas, além da aproximação com investimentos e parcerias estratégicas são algumas das ações que acontecerão no espaço. 

De acordo com a Diretora Institucional do Instituto Aliança Empresarial, Márcia Capellari, o Hub representa um novo momento de colaboração entre pessoas, que se juntam para criar soluções multissetoriais e, sobretudo, fazer a inovação por meio de ideias que se conectam. “É a tangibilização de um movimento que começou lá em 2019 e que hoje se torna agente protagonista de uma nova página na história da nossa cidade e região. O Hub Aliança é a resposta para os desafios do presente e do futuro, é o espaço em que todos vão se sentir convidados a contribuir, acessar novas ideias, a crescerem junto conosco”, comemora. 

O empreendimento também será o palco para o fomento de ideias e discussões globais acerca da inovação. O auditório, localizado no segundo pavimento, é o espaço destinado para eventos corporativos, painéis, workshops e apresentações de modelo de negócio entre empreendedores e investidores, promovendo conexões e networking. 

Para o presidente do Conselho de Governança do Instituto Aliança Empresarial, o empresário Antônio Roso, a presença de empresas de segmentos distintos fortalece o ecossistema de inovação do norte gaúcho, com criação de produtos e serviços inovadores, além da atração e retenção de talentos e investimentos. Segundo ele, acreditar nesse modelo de conexão é construir um legado para a próxima geração de lideranças, empreendedores e multiplicadores de ideias. 

“O ecossistema formado pelo Instituto Aliança Empresarial é algo extremamente robusto. Com a inauguração do Hub Aliança, que entrega um espaço físico para todas essas iniciativas, a economia do norte do Estado é elevada a um novo patamar. Sem esse movimento, não haveria outra forma dos grandes players se conectarem de uma forma tão representativa. Tenho absoluta convicção de que estamos testemunhando um divisor de águas na área da inovação, não só da região, mas para todo o estado e país”, analisa o empresário. 

Revitalização em espaço histórico 

O Hub Aliança é o segundo do Rio Grande do Sul a ser revitalizado em um prédio histórico, assim como o Instituto Caldeira, de Porto Alegre. O empreendimento do norte gaúcho surge após uma reforma de um antigo moinho, instalado na década de 1930, que simboliza o desenvolvimento histórico de Passo Fundo. A partir de dezembro, após nove meses de obra, o espaço significa o momento de transformação regional para o futuro por meio da inovação. 

Localização estratégica 

O Hub Aliança está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 496, próximo ao Parque da Gare, em Passo Fundo. A localização privilegiada do empreendimento também é estratégica para fazer a ligação do centro do Município com a região do bairro São Cristóvão. 

Hub Aliança em números 

  • 1,8 mil m² 
  • 4 pavimentos 
  • 20 salas 
  • 36 espaços de coworking 
  • 1 auditório 
  • 1 cafeteria 
  • 1 lounge 
  • 20 vagas de estacionamento privativo 
  • R$ 10 milhões investidos 
  • 9 empresas investidoras (Siloinvest)